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Id:5299
Autor:NASCIMENTO, Ari Bassi.
Título:Um ensaio sobre a caracterizacao da psicobiologia.
Fonte:Torre babel;2(4):321-335set. 1997.
Resumo em português: A Psicobiologia e uma area do conhecimento que se ocupa em investigar as bases biologicas do comportamento. Como uma area hibrida, ela integra pressupostos das ciencias biologica e do comportamento. Nela se congregam pressupostos que orientam investigacoes cientificas alem daquelas iniciadas pela Psicologia ou Biologia individualmente. Psicobiologia e um campo de estudos no qual certos assuntos sao investigados sem algumas das preocupacoes filosoficas, as quais poderiam ser classificadas como vieses teoricos. Genes versus ambiente e cerebro versus comportamento, mais que assuntos controversos, constituem-se em substratos riquissimos para a investigacao psicobiologica. A polarizacao desses fatores nao tem mais lugar nestas investigacoes. Apesar dos avancos metodologicos e teoricos alcancados, a psicobiologia ainda e uma area incipiente nas universidades brasileiras. Restrita a alguns cursos de pos-graduacao, ela e pouco difundida nos cursos de graduacao de ciencias afins.
Descritores DECS:PSICOBIOLOGIA
COMPORTAMENTO
 -PSYCHOBIOLOGY
 BEHAVIOR


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Id:5297
Autor:GUEDES, Marson; CAPOVILLA, Fernando Cesar.
Título:Imagetica mental: sua importancia, sua historia e a polemica sobre a natureza das representacoes mentais.
Fonte:Torre babel;2(4):295-320set. 1997.
Resumo em português: O termo imagetica mental se refere a capacidade de visualizar uma imagem na ausencia do estimulo perceptivo, ou seja, 'ver com os olhos da mente'. As imagens mentais sempre foram parte integrante de complexos sistemas de pensamento filosofico e psicologico, mas perderam o status cientifico com o advento do behaviorismo. No entanto, a revolucao cognitiva resgatou o valor do estudo das imagens mentais, e o que antes era um construto teorico carente de definicao operacional passou a ser um topico de pesquisa importante e frutifero. Sao discutidas as tres fases do chamado debate imagetico, que consistiu numa serie de polemicas envolvendo a teoria da representacao pictorica e a de representacao proposicional para os fenomenos imageticos.
Descritores DECS:IMAGEM
IMAGINACAO
PROCESSOS COGNITIVOS
IMAGEM ESPACIAL
ROTACAO MENTAL
 -IMAGERY
 IMAGINATION
 COGNITIVE PROCESSES
 SPATIAL IMAGERY
 MENTAL ROTATION


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Id:5292
Autor:COSTA, Carlos Eduardo; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, Elizeu Coutinho de.
Título:Resolucao de problemas em nomos v3.1: II. Formulacao de hipoteses como funcao dos atributos da regra.
Fonte:Torre babel;2(4):263-293set. 1997.
Resumo em português: Numa tarefa computadorizada de resolucao de problemas (Nomos), 32 universitarios deviam comparar linhas que tinham diferentes comprimentos e codigos, e formular hipoteses, por meio do arranjo de operadores relacionais, de modo a descobrir a regra subjacente que descrevia as relacoes especificas entre os comprimentos das linhas e os respectivos codigos. Em cada uma de 24 fases, uma regra diferente devia ser formulada, sendo que o computador atribuia automaticamente notas as hipoteses dos participantes de acordo com seu grau de precisao logica. O desempenho de resolucao de problemas (e. g., tempo e precisao de formulacao) era avaliado em funcao dos atributos da regra tais como sua composicao (em termos de seu numero de referentes e da complexidade logica de seus operadores relacionais), sua ordem de apresentacao, e do numero de oportunidades permitido para sua educao. Os resultados mostraram que o desempenho foi diretamente proporcional ao numero de oportunidades de educao e a ordem de apresentacao, e inversamente proporcional ao numero de referentes e ao grau de complexidade logica dos operadores relacionais envolvidos. Alem disso, foram comparados os modos de administracao (individual versus coletivo) de uma para-instrucao de envolvimento na tarefa, sendo observada ausencia de diferencas significantes.
Descritores DECS:RESOLUCAO DE PROBLEMAS
HIPOTESE
LINGUAGENS DE PROGRAMACAO DE COMPUTADOR
PROCESSOS COGNITIVOS
 -PROBLEM SOLVING
 HYPOTENSION
 COMPUTER PROGRAMING LANGUAGES
 COGNITIVE PROCESSES


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Id:5287
Autor:COSTA, Carlos Eduardo; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, Elizeu Coutinho de.
Título:Resolucao de problemas em nomos v3.1: I. Efeitos do envolvimento na tarefa sobre as notas e do numero de oportunidades de formular hipoteses sobre a formacao do learning set.
Fonte:Torre babel;2(4):233-262set. 1997.
Resumo em português: Numa tarefa computadorizada de resolucao de problemas (Nomos), 16 universitarios deviam comparar linhas que tinham diferentes comprimentos e codigos, e entao formular hipoteses, via arranjo de operadores relacionais, de modo a descobrir a regra subjacente que descrevia as relacoes especificas entre os comprimentos das linhas e os respectivos codigos. Em cada uma de 48 fases, uma regra diferente devia ser formulada, sendo que o computador atribuia automaticamente notas as hipoteses dos participantes de acordo com seu grau de precisao logica. O desempenho de resolucao de problemas (e.g., notas obtidas e velocidade de formacao do learning set) foi analisado em funcao do envolvimento na tarefa experimental, e do numero de oportunidades de formular hipoteses. Resultados mostraram que os participantes que tinham tido mais oportunidades de formular hipoteses atingiram o learning set mais rapidamente, e que os participantes que revelaram sentir-se mais envolvidos na tarefa obtiveram notas superiores.
Descritores DECS:RESOLUCAO DE PROBLEMAS
APRENDIZAGEM
 -PROBLEM SOLVING
 LEARNING


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Id:5279
Autor:HAYDU, Veronica Bender; ANDRADE, Marcia Pires de; SIQUEIRA, Luciana; PIMENTEL, Naiene dos Santos; GUILHERME, Rosimary Lima; CAPOVILLA, Fernando Cesar.
Título:Resolucao de problemas aritmeticos: analisando a participacao de processos verbais e a importancia da posicao da incognita.
Fonte:Torre babel;2(4):217-231set. 1997.
Resumo em português: O efeito da posicao da incognita em operacoes de adicao foi avaliado e analisou-se o processo de resolucao envolvido. Para tanto foram apresentados problemas representados graficamente por meio de desenhos de balancas e foram manipuladas as condicoes de resolucao dos mesmos. Tres grupos de 11 alunos da primeira serie do Ensino Fundamental resolveram, individualmente, 30 problemas aritmeticos, em uma sala de aula. Cada grupo resolveu os problemas em uma de tres condicoes de resolucao: verbalizada nao-pertinente, em que os sujeitos deviam resolver os problemas enquanto se engajavam em uma tarefa de verbalizacao concomitante de conteudo nao relacionado; verbalizada pertinente, em que deviam verbalizar os passos da resolucao, dizendo em voz alta tudo o que estivessem pensando, enquanto resolviam os problemas; silenciosa, em que deviam apenas resolver os problemas. Foram registrados o numero de respostas corretas e o tempo despendido para resolver cada problema. Nao houve diferenca significante entre o numero de acertos apresentados nos tres grupos, mas o que resolveu os problemas com verbalizacao nao-pertinente demorou mais para faze-los, do que o grupo que resolveu os problemas em silencio. O desempenho nao foi afetado pela posicao da incognita nos problemas. Tais resultados permitem concluir que a resolucao de problemas aritmeticos, apresentados graficamente, na forma de balanca, provavelmente envolve processo de natureza verbal, pois o requisito de verbalizacao nao-pertinente levou os sujeitos a demorarem mais para resolver os problemas, enquanto a verbalizacao pertinente nao afetou o desempenho dos sujeitos. Alem disso, os resultados sugerem que esta forma de apresentacao dos problemas pode ser uma importante ferramenta para o ensino de problemas aritmeticos.
Descritores DECS:RESOLUCAO DE PROBLEMAS
MATEMATICA
PROCESSOS COGNITIVOS
 -PROBLEM SOLVING
 MATHEMATICS
 COGNITIVE PROCESSES


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Id:5273
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; CESAR, Otavio; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; HAYDU, Veronica Bender.
Título:Equacao-equilibrio: o modelo da balanca e a analise da resolucao de problemas aritmeticos em escolares do ensino fundamental.
Fonte:Torre babel;2(4):189-215set. 1997.
Resumo em português: O software Equacao-Equilibrio foi desenvolvido para fazer apresentacao grafica, baseada no modelo da balanca, de problemas aritmeticos. Foi aplicado a escolares do ensino fundamental. Os problemas correspondiam, em grau de dificuldade, a equacoes simples de primeiro grau, envolvendo operacoes de adicao e subtracao e incognita nas tres posicoes. O artigo reve a bibliografia quanto ao efeito do tipo de operacao e da posicao da incognita sobre o desempenho de resolucao de problemas aritmeticos apresentados sob forma de fraseamento verbal a escolares do primeiro grau. A seguir, relata dois estudos com escolares do primeiro grau, que apresentavam graficamente, por meio do software Equacao-Equilibrio, os mesmos problemas aritmeticos que, na bibliografia, eram apresentados verbalmente, e analisa o efeito das mesmas variaveis tipo de operacao e posicao da incognita. Em seguida, o artigo compara o desempenho das criancas registrado pelo software nos problemas apresentados graficamente com o desempenho relatado na bibliografia para os mesmos problemas quando apresentados via fraseamento verbal. Finalmente, analisa as discrepancias entre os resultados relatados na bibliografia e os encontrados nos presentes estudos, e avanca a hipotese de que elas sao devidas aos diferentes tipos de processamento cognitivo de informacao (linguistico versus imagetico) que sao requeridos pelos diferentes modos de apresentacao de problemas (fraseamento verbal versus representacao grafica).
Descritores DECS:PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
RESOLUCAO DE PROBLEMAS
ENSINO DE MATEMATICA
EDUCACAO DE PRIMEIRO GRAU
 -EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY
 PROBLEM SOLVING
 MATHEMATICS EDUCATION
 ELEMENTARY EDUCATION


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Id:2356
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, Elizeu Coutinho de; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra.
Título:O processamento de informacao no paralisado cerebral e o uso de sistemas de comunicacao alternativa como proteses cognitivas.
Fonte:Torre babel(4):161-184mar. 1997.
Resumo em português: Pessoas com deficiencias sensoriais, motoras e de processamento cognitivo frequentemente apresentam disturbios de comunicacao, e podem beneficiar-se do uso de sistemas de comunicacao alternativa. Tais sistemas funcionam nao apenas em auxilio a comunicacao da pessoa com o mundo, na qualidade de proteses de sistemas sensoriais e motores, como tambem em auxilio a comunicacao da pessoa consigo mesma, na qualidade de proteses de sistemas cognitivos. Numa abordagem teorica de processamento de informacao, o artigo explora aspectos do processamento de informacao na memoria de trabalho que ilustram como isto pode ocorrer, de modo a inspirar a intervencao do clinico que lida com disturbios de memoria em pacientes com disturbios de comunicacao.
Descritores DECS:TRANSTORNOS DA COMUNICACAO
SISTEMAS DE COMUNICACAO
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
TRANSTORNOS DA MEMORIA
 -COMMUNICATION DISORDERS
 COMMUNICATION SYSTEMS
 LANGUAGE DISORDERS
 MEMORY DISORDERS


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Id:2353
Autor:HAYDU, Veronica Bender.
Título:A analise de contingencias e a reformulacao de regras no processo terapeutico.
Fonte:Torre babel(4):145-160mar. 1997.
Resumo em português: Questoes relativas a conceituacao de comportamento governado por regras e de comportamento modelado por contingencias sao revisadas enfocando a importancia da analise funcional do comportamento verbal para a terapia comportamental. Resultados de estudos de laboratorio indicam a importancia de se considerar o fato de que grande parte do comportamento nao-verbal e controlado por regras, ou seja, esta sob controle do comportamento verbal. A analise do comportamento governado por regras demonstra que uma pessoa, ao formular regras a respeito das contingencias presentes na situacao, pode reagir mais efetivamente no momento ou mais tarde quando o comportamento modelado por essas contingencias estiver enfraquecido. A formulacao e o seguimento de auto-regras pode, entretanto, isolar o individuo das consequencias diretas de seus comportamentos, tornando-o menos sensivel as mesmas. A insensibilidade as contingencias pode levar a pessoa a apresentar dificuldades de relacionamento social, incapacidade para adaptar-se a situacoes novas e outros comportamentos nao-adaptativos. O processo terapeutico pode, portanto, requerer intervencao no sentido de levar o cliente a fazer contato com as consequencias diretas de seu comportamento, por meio de modelagem de comportamento verbal para permitir-lhe a reformulacao de regras. Alem disso, parece fundamental que o processo terapeutico viabilize o desenvolvimento de comportamentos flexiveis a mudancas nas contingencias.
Descritores DECS:TERAPIA COMPORTAMENTAL
COMPORTAMENTO VERBAL
CONDUTA DE CONTINGENCIA
PROCESSOS TERAPEUTICOS
 -BEHAVIOR THERAPY
 VERBAL BEHAVIOR
 CONTINGENCY MANAGEMENT
 THERAPEUTIC PROCESSES


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Id:2351
Autor:MOURA, Cyntia Borges de; CONTE, Fatima Cristina de Souza.
Título:A psicoterapia analitico-funcional aplicada a terapia comportamental infantil: a participacao da crianca.
Fonte:Torre babel(4):131-144mar. 1997.
Resumo em português: Uma forma de aplicacao da proposta de Kohlemberg e Tsai (1987) definida como Psicoterapia Analitico-Funcional (PAF) ao contexto clinico infantil e apresentada. Sao analisadas questoes relativas ao uso do e de comportamentos clinicamente relevantes (CRBs) apresentados pelas criancas em processo de terapia. Alem disso, as habilidades requeridas pelo terapeuta que trabalha com criancas sao discutidas. Algumas consideracoes adicionais sao feitas com relacao ao processo de avaliacao diagnostica e intervencao do ponto de vista comportamental.
Descritores DECS:TERAPIA COMPORTAMENTAL
SKINNER (BURRHUS FREDERIC)
ANALISE COMPORTAMENTAL
PSICOTERAPIA ANALITICA
PSICOTERAPIA INFANTIL
 -BEHAVIOR THERAPY
 SKINNER (BURRHUS FREDERIC)
 BEHAVIORAL ASSESSMENT
 ANALYTICAL PSYCHOTHERAPY
 CHILD PSYCHOTHERAPY


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Id:2347
Autor:COSTA, Carlos Eduardo; CAPOVILLA, Fernando Cesar.
Título:Resolucao de problemas e raciocinio.
Fonte:Torre babel(4):105-130mar. 1997.
Resumo em português: O artigo descreve, em linhas gerais, as abordagens da Gestalt e do Processamento de Informacao a resolucao de problemas e ao raciocinio. Reve alguns dos principais conceitos teoricos, dos procedimentos e achados de pesquisa sobre resolucao de problemas e raciocinio na bibliografia da psicologia cognitiva.
Descritores DECS:RACIOCINIO
PSICOLOGIA COGNITIVA
RESOLUCAO DE PROBLEMAS
PSICOLOGIA DA GESTALT
 -REASONING
 COGNITIVE PSYCHOLOGY
 PROBLEM SOLVING
 GESTALT PSYCHOLOGY


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Id:2346
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, Elizeu Coutinho de; DUDUCHI, Marcelo; SORIA, Roberto Amilton Bernardes.
Título:Avaliacao das estrategias de leitura fonologica e lexical II: aplicacao do software cronofonos 2.0 a universitarios.
Fonte:Torre babel(4):73-103mar. 1997.
Resumo em português: O software CronoFonos 2.0 avalia os parametros de leitura em voz alta como funcao de variaveis psicolinguisticas do texto, tais como a lexicalidade do item (palavra, quase-palavra e pseudo-palavra), sua frequencia de ocorrencia na lingua, a regularidade de sua composicao em termos de relacoes grafo-fonemicas (regulares, irregulares, regradas por posicao) e o seu comprimento. O software foi testado num estudo piloto em que cada um de 35 universitarios lia 192 itens. O software foi executado num notebook Pentium 100 Mhz e kit multimidia 4x e programado com a lista de itens de Pinheiro. Os resultados revelaram que o tempo de reacao e a duracao locucionais foram proporcionais ao cumprimento e maiores em pseudo-palavras que em palavras, e em palavras de baixa que de alta frequencia. O tempo de reacao locucional foi maior em itens irregulares que nos regra e nestes que nos regulares. Houve prevalencia de subsegmentacao, especialmente nas palavras que nas pseudo-palavras, e nos itens irregulares que nos regra e nesses que nos regulares. A eficacia do software foi demonstrada pela coincidencia entre os resultados esperados a partir da bibliografia e os encontrados a partir do experimento.
Descritores DECS:LEITURA
PSICOLINGUISTICA
DISLEXIA
ESPECTROGRAFIA DO SOM
 -READING
 PSYCHOLINGUISTICS
 DYSLEXIA
 SOUND SPECTROGRAPHY


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Id:2344
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, Elizeu Coutinho; DUDUCHI, Marcelo; SORIA, Roberto Amilton Bernardes.
Título:Avaliacao das estrategias de leitura fonologica e lexical I: descricao tecnica do software cronofonos 2.0.
Fonte:Torre babel(4):43-72mar. 1997.
Resumo em português: A partir da abordagem de processamento de informacao, a Teoria de Duplo Processo na leitura de itens isolados, o software CronoFonos 2.0 foi desenvolvido para avaliar o grau de desenvolvimento das rotas de leitura fonologica e lexical em alfabetizandos, e de seu comprometimento em dislexicos. E executavel em windows em microcomputadores Pentium com kit multimidia. Implementa um novo algoritmo para a analise automatica dos parametros temporais da locucao durante tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas. Parametros incluem o tempo medio de reacao (latencia) e a duracao locucionais, a frequencia e a duracao dos segmentos locucionais (i.e., formantes), a tonicidade diferencial dos formantes e os padroes de segmentacao (PS). Subtraindo os segmentos ortograficos dos locucionais, classifica os padroes de segmentacao em igualacao (PS=) indicando leitura fonologica bem estabelecida, subsegmentacao (PS-) indicando leitura lexical, e supersegmentacao (PS+) indicando leitura fonologica incipiente ou gagueira. Avalia tais parametros em funcao de variaveis psicolinguisticas como a lexicalidade do item (palavra, quase-palavra e pseudo-palavra), sua frequencia de ocorrencia na lingua, a regularidade de sua composicao grafo-fonemica (regular, irregular, regrada por posicao) e seu comprimento.
Descritores DECS:DISLEXIA
LEITURA
PSICOLINGUISTICA
ESPECTROGRAFIA DO SOM
 -DYSLEXIA
 READING
 PSYCHOLINGUISTICS
 SOUND SPECTROGRAPHY


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Id:2342
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, Elizeu Coutinho de.
Título:Breve historico da aplicacao de meios e sistemas alternativos e promotores de comunicacao para afasias.
Fonte:Torre babel(4):7-41mar. 1997.
Resumo em português: Os meios e sistemas alternativos e promotores de comunicacao, bem como sua natureza e populacao-alvo sao definidos. E feito um levantamento da literatura numa perspectiva historica cobrindo as ultimas quatro decadas sobre o emprego de tais recursos com afasicos. Alguns dos mais relevantes achados feitos durante este periodo em aplicacao clinica e em pesquisas basica e aplicada sao revisados, e o impacto destes sobre o emprego de tais recursos com afasicos e analisado. Finalmente, e feita uma breve descricao da pesquisa e desenvolvimento de sistemas computadorizados de comunicacao no Brasil.
Descritores DECS:AFASIA
SISTEMAS DE COMUNICACAO
MEIOS DE COMUNICACAO
 -APHASIA
 COMMUNICATION SYSTEMS
 COMMUNICATIONS MEDIA


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Id:2338
Autor:CAPOVILLA, Fernando; NUNES, Leila; CAPOVILLA, Alessandra; NOGUEIRA, Daniel; ARAUJO, Ivania; NUNES, Debora; BERNAT, Ana Beatriz; RAPHAEL, Walkiria.
Título:Estudos preliminares para a adaptacao e validacao brasileiras do teste de vocabulario por imagens peabody.
Fonte:Torre babel(3):89-99set. 1996.
Resumo em português: O vocabulario receptivo-auditivo correlaciona-se fortemente com a inteligencia e a compreensao de leitura. Pode ser avaliado via Teste de Vocabulario por Imagens Peabody (TVIP) entre 2a 6m a 18a. TVIP foi traduzido, adaptado e aplicado em dois estudos. No primeiro ele foi coletivamente aplicado em sala de aula a uma amostra de 687 criancas entre pre-escola e oitava serie de uma escola de aplicacao fluminense. Analises revelaram equivalencia entre pontuacao simples e piso-teto; efeito monotonico de idade e serie escolar; correlacao positiva significante com medidas de desempenho escolar em sala de aula, e efeito positivo dos niveis profissional do pai e escolar da mae. No segundo ele foi aplicado individualmente a uma amostra de 250 criancas entre maternal e Pre 3 de duas escolas paulistas, uma publica e outra particular. Analises revelaram forte efeito monotonico de idade e serie escolar; correlacao significante entre ele e uma lista de avaliacao de vocabulario expressivo preenchida pelas maes; alem de efeito positivo de nivel economico do pai e de escolaridade da mae entre 2a 6m e 5a 6m, e efeito de tipo de escola (particular melhor que publica) entre 5a 6m e 6a 6m.
Descritores DECS:TESTE DE VOCABULARIO POR IMAGENS PEABODY
VOCABULARIO
COMPREENSAO DA LEITURA
TESTES DE INTELIGENCIA
 -PEABODY PICTURE VOCABULARY TEST
 VOCABULARY
 READING COMPREHENSION
 INTELLIGENCE MEASURES


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Id:2336
Autor:GOMIDE, Paula Inez Cunha.
Título:Agressao humana.
Fonte:Torre babel(3):71-87set. 1996.
Resumo em português: Questoes relativas a analise do comportamento agressivo sao apresentadas, incluindo: conceituacao e algumas definicoes de agressao; analise de comportamentos agressivos intra-especie; levantamento de algumas das vantagens e desvantagens evolutivas da agressao; o ponto de vista da dominancia social da agressao intra-especie; discussao da natureza inata ou aprendida da agressividade humana; e alguns dos principios e pesquisas sobre condutas anti-sociais e agressivas, desenvolvidos por teoricos da aprendizagem social. O objetivo do artigo e analisar a determinacao multipla da agressao humana, considerando, para este fim, a abordagem etologica e a Teoria da Aprendizagem Social.
Descritores DECS:COMPORTAMENTO AGRESSIVO
ANALISE COMPORTAMENTAL
APRENDIZAGEM SOCIAL
 -AGGRESSIVE BEHAVIOR
 BEHAVIORAL ASSESSMENT
 SOCIAL LEARNING


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Id:2333
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra G. Seabra; MACEDO, Elizeu Coutinho.
Título:Lingua de sinais ou sistemas de sinais?.
Fonte:Torre babel(3):53-69set. 1996.
Resumo em português: O lugar dos Sistemas de Sinais e da filosofia da Comunicacao Total e resgatado e especificado ao lado do lugar das Linguas de Sinais e da filosofia do Bilinguismo. A imersao precoce em Lingua de Sinais possibilita o desenvolvimento intelectual e linguistico da crianca surda no periodo critico de desenvolvimento, o que permite adquirir a lingua falada-escrita com o auxilio de sistemas de sinais. Os Sistemas de Sinais, como as linguas faladas sinalizadas, funcionam como estagio intermediario para facilitar a aprendizagem da sintaxe das linguas faladas-escritas, com as quais os surdos terao que se familiarizar ate que seja criado um sistema de escrita visual e nao-fonico baseado nas linguas de sinais. So isto permitira a consecucao do Bilinguismo pleno. Em suma: ate que os surdos tenham escrita propria visuo-espacial e nao-fonica: 1. sua lingua de sinais sera elusiva, eterea, e iniciatica, e nao poderao ser verdadeiramente bilingues; 2. precisarao de sistemas de sinais como ponte para aprender a morfologia e sintaxe das linguas faladas-escritas. Tendo isto em mente, desenvolvemos o sistema de sinais em multimidia Logofone para uso em redes de computador que permite comunicacao entre surdos, e entre surdos e ouvintes. Contem sinais das linguas brasileira e americana de sinais, bem como palavras correspondentes em Portugues e Ingles nas formas escrita e falada. Os sinais podem ser selecionados para compor frases via telas-sensiveis-ao-toque, detectores de sopro, movimento, direcao do olhar, ou gemidos.
Descritores DECS:LINGUAGEM POR SINAIS
BILINGUISMO
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
LINGUISTICA
SURDO
MULTIMIDIA
 -SIGN LANGUAGE
 BILINGUALISM
 INTELLECTUAL DEVELOPMENT
 LINGUISTICS
 DEAF
 MULTIMEDIA


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Id:2331
Autor:BUENO, Jose Lino Oliveira.
Título:Fatores temporais no condicionamento classico.
Fonte:Torre babel(3):43-52set. 1996.
Resumo em português: A interacao temporal entre o estimulo condicionado (CS) e estimulo incondicionado (US) tem uma importancia significativa no resultado comportamental do pareamento CS-US. Pavlov interpreta estes resultados em termos de contiguidade temporal. Modelos mais recentes propoem a existencia de um relogio interno e de mecanismos de memoria (Staddon). Associacoes por contingencia (Rescorla) tem sido apropriadas para descrever componentes temporais relacionados aos condicionamentos de ordem superior (Holland).
Descritores DECS:FREQUENCIA TEMPORAL
ESTIMULOS CONDICIONADOS
CONDICIONAMENTO CLASSICO
ESTIMULOS INCONDICIONADOS
PAVLOV (IVAN)
 -TEMPORAL FREQUENCY
 CONDITIONED STIMULUS
 CLASSICAL CONDITIONING
 UNCONDITIONED STIMULUS
 PAVLOV (IVAN)


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Id:2330
Autor:BANACO, Roberto Alves.
Título:O desenvolvimento pessoal do terapeuta: analises informais de um formador em psicoterapia comportamental.
Fonte:Torre babel(3):27-41set. 1996.
Resumo em português: Baseado em 10 anos de experiencia em formacao de terapeutas comportamentais, sao analisados alguns comportamentos que deveriam estar sendo desenvolvidos nessa formacao e algumas estrategias para que eles sejam desenvolvidos sao propostas. Com esse objetivo, o artigo discute a formacao academica (incluindo a formacao teorica e pratica de supervisao) e a formacao pessoal (a terapia pessoal do terapeuta e sua 'aculturacao' resultante dos casos que atende).
Descritores DECS:TERAPIA COMPORTAMENTAL
FORMACAO DE TERAPEUTAS
TERAPIA PESSOAL
 -BEHAVIOR THERAPY
 THERAPIST TRAINEES
 PERSONAL THERAPY


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Id:2328
Autor:ADES, Cesar.
Título:De que trata a emocao.
Fonte:Torre babel(3):7-26set. 1996.
Resumo em português: A pesquisa sobre emocao ocupa hoje um lugar importante na psicologia cientifica. No presente artigo, que se propoe apresentar a area, indico os processos e fatores que compoem a emocao, abordo o papel dos fenomenos afetivos no comportamento social e na percepcao de si-proprio e discuto as principais teorias acerca da origem da experiencia emocional, ressaltando a influencia das sensacoes do corpo, da percepcao dos movimentos faciais e da avaliacao cognitiva.
Descritores DECS:EMOCOES
COMPORTAMENTO SOCIAL
AVALIACAO COGNITIVA
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
 -EMOTIONS
 SOCIAL BEHAVIOR
 COGNITIVE ASSESSMENT
 EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY


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Id:2325
Autor:HAYDU, Veronica Bender; REZENDE, Dione de.
Título:Uma ciencia do comportamento: psicologia.
Fonte:Torre babel(2):91-108set. 1995.
Resumo em português: Um breve relato da historia da Psicologia como uma ciencia, e apresentado com seu inicio marcado pelo surgimento do metodo experimental. As caracteristicas da Psicologia como uma area de estudos e de atuacao profissional sao descritas e e feita uma analise geral das palavras chave da definicao de Psicologia, com o objetivo de conceitua-la como uma ciencia do comportamento. Esta conceituacao e complementada pela distincao entre Analise do Comportamento e Analise Experimental do Comportamento. Finalmente e apresentada uma descricao do que vem a ser Psicologia Experimental.
Descritores DECS:HISTORIA DA PSICOLOGIA
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
ANALISE COMPORTAMENTAL
CIENCIAS
 -HISTORY OF PSYCHOLOGY
 EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY
 BEHAVIORAL ASSESSMENT
 SCIENCES


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Id:2322
Autor:CAPOVILLA, Fernando Cesar; HAYDU, Veronica Bender; COSTA, Carlos Eduardo; LUZIA, Josiane Cecilia; ANDRADE, Marcia Pires de; SILVA, Luciana Siqueira da; MACEDO, Eliseu C; DUDUCHI, Marcelo; CAPOVILLA, Alessandra G. Seabra.
Título:Educao de regras em nomos v3: efeito de condicoes de resolucao silenciosa, verbalizada e sob interferencia, sob diferentes graus de dificuldade de educao.
Fonte:Torre babel(2):69-89set. 1995.
Resumo em português: Educao de regras com quatro graus de dificuldade de educao (GDE) foi avaliada sob condicoes de testagem silenciosa, verbalizada, e sob interferencia em 68 universitarios expostos ao programa computadorizado Nomos v3. Na verbalizada eles deviam dizer em voz alta tudo o que estivessem pensando enquanto resolviam os problemas. Na de interferencia deviam verbalizar concomitantemente material nao-relacionado a tarefa. Foram registrados efeitos de GDE e de condicao de testagem sobre proporcao de acerto (PA) numa escala de 5 (acerto ao acaso) a 10 (desempenho perfeito). Resultados indicam interacao entre GDE e condicao de testagem na determinacao do desempenho edutivo. Nao houve evidencia de efeitos principais. Na silenciosa, PA diminuiu com o aumento em GDE. Ja na verbalizada, PA foi pouco afetada pelo aumento em GDE, sugerindo que o envolvimento de processos verbais pode ter tornado a resolucao insensivel ao GDE. Na sob interferencia, PA ficou levemente acima da verbalizada, sugerindo que a resolucao de problemas em Nomos v3 envolve mais processos nao-linguisticos (possivelmente imageticos) do que verbais. O desempenho imagetico pode ter sido afetado pelo envolvimento verbal e ter sido deixado desimpedido deste, na condicao de interferencia.
Descritores DECS:INSTRUCAO POR COMPUTADOR
ESTUDANTES DE GRADUACAO
RESOLUCAO DE PROBLEMAS
PROCESSOS MENTAIS
 -COMPUTER ASSISTED INSTRUCTION
 GRADUATE STUDENTS
 PROBLEM SOLVING
 MENTAL PROCESSES


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Id:2315
Autor:HAYDU, Veronica Bender; CAPOVILLA, Fernando Cesar; JACOB, Ana Nora; PIMENTEL, Naiene dos Santos; GUILHERME, Rosimary Lima; MACEDO, Eliseu C; DUDUCHI, Marcello; CAPOVILLA, Alessandra G. Seabra.
Título:Resolucao de problemas em nomos V31: efeito do grau de dificuldade de educao de regras durante o learning set sobre o desempenho subsequente.
Fonte:Torre babel(2):47-68set. 1995.
Resumo em português: Estudou-se o efeito do grau de dificuldade de educao (GDE) de regras durante a formacao do learning set, sobre o desempenho edutivo subsequente na resolucao de problemas via computador. O programa Nomos v31 apresentava 24 problemas, requerendo a educao da regra subjacente a cada um, a partir da observacao de 13 linhas de informacao que tinham determinado comprimento e instancia 'S' ou 'N'. As regras deviam ser eduzidas com base na combinacao entre as instancias e as relacoes de comprimento entre linhas de informacao (L) e linhas referentes: a linha anterior (A) e a linha modelo (M), via operadores relacionais igual, maior, menor, maior-igual, menor-igual, diferente, (e.g., M diferente L maior-igual A). Sequencias de 12 regras cada uma foram planejadas com tres diferentes GDEs: dificil, medio e facil. Cinco universitarios recebiam sequencia de 12 regras dificeis seguida de sequencia de 12 regras medias; outros cinco, sequencia de 12 regras faceis seguida de 12 regras medias. Na sequencia inicial sob GDE facil a nota media foi maior; enquanto o tempo dispendido, a frequencia de linhas observadas e de regras formuladas foram menores que sob GDE dificil. Para tempo e frequencia de linhas houve declinio da sequencia inicial a final, mas nao interacao. Ja para notas e frequencia de regras houve interacao entre GDE e ordem: a mudanca de GDE facil para media produziu aumento na frequencia de regras e queda na nota; ja aquela da dificil para media produziu o efeito oposto. Em conclusao, o GDE das regras durante o periodo de formacao do learning set afetou o desempenho edutivo no proprio periodo bem como no periodo subsequente sob condicoes de GDE medio. Nota e frequencia de regras foram os melhores indicadores de GDE. Tempo e frequencia de linhas acusaram apenas efeito de learning set.
Descritores DECS:ESTUDANTES DE GRADUACAO
APRENDIZAGEM
RESOLUCAO DE PROBLEMAS
PROCESSOS MENTAIS
INSTRUCAO POR COMPUTADOR
 -GRADUATE STUDENTS
 LEARNING
 PROBLEM SOLVING
 MENTAL PROCESSES
 COMPUTER ASSISTED INSTRUCTION


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Id:2314
Autor:GROSSI, Renata.
Título:Educacao especial: uma reflexao sobre o processo de normalizacao e de integracao da pessoa portadora de necessidades educacionais especiais (PPNEE).
Fonte:Torre babel(2):41-46set. 1995.
Resumo em português: O presente artigo procurara mostrar ao leitor uma modesta reflexao sobre o processo de integracao e normalizacao da pessoa portadora de necessidades especiais (PPNE). Longe de querer abordar em sua totalidade o tema proposto, apenas apontara alguns aspectos do processo que podem levar a participacao e ao ajustamento das PPNE a escola, a comunidade e ao trabalho.
Descritores DECS:EDUCACAO ESPECIAL
DEFICIENTES
INTEGRACAO SOCIAL
 -SPECIAL EDUCATION
 DISABLED
 SOCIAL INTEGRATION


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Id:2313
Autor:COSTA, Carlos Eduardo.
Título:Reflexoes sobre a analise experimental do comportamento e analise do comportamento aplicada a clinica.
Fonte:Torre babel(2):35-39set. 1995.
Resumo em português: A pesquisa experimental e uma das bases da Psicologia behaviorista. No entanto, a pratica clinica de muitos psicologos, que afirmam se pautar em tal abordagem, nao inclui a pesquisa como um de seus objetivos. O presente artigo localiza na formacao de comunidades verbais distintas um dos pontos de ruptura entre a Analise Experimental do Comportamento e Analise do Comportamento Aplicada e procura analisar ate que ponto sao incompativeis as atividades de pesquisador e clinico, apontando a reavaliacao do processo de formacao do psicologo como um caminho possivel para a quebra desta dicotomia.
Descritores DECS:BEHAVIORISMO
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
ANALISE COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA CLINICA
 -BEHAVIORISM
 EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY
 BEHAVIORAL ASSESSMENT
 CLINICAL PSYCHOLOGY


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Id:2312
Autor:SILVEIRA, Jocelaine Martins da; SANT'ANNA, Rodolpho Carbonari.
Título:A relacao funcional como uma nocao de explicacao.
Fonte:Torre babel(2):31-34set. 1995.
Resumo em português: As formulacoes S-R remetem a um modelo de determinacao mecanicista que estabelece uma relacao linear. Nessa relacao, o estimulo antecede a resposta, sendo o agente provocador da mesma. A contingencia de tres termos propoe um novo paradigma para o qual, o estimulo manifesta-se em combinacao com outras condicoes que afetam a probabilidade. Essa nova proposta e, por excelencia, a ruptura com a linearidade no modelo de explicacao do comportamento.
Descritores DECS:FUNCIONALISMO
COMPORTAMENTO
 -FUNCTIONALISM
 BEHAVIOR


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Id:2311
Autor:ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan; GROSSI, Renata; MOURA, Cintia Borges de; LIMA, Elias do Carmo; OTA, Aurea Emi; TOMAZ, Vanessa Alessandra; PINHEIRO, Marcio Aparecido; ANDRADE, Gislaine Aparecida de; BOLDO, Maristela Aparecida.
Título:Riscos ambientais a crianca: reflexoes para a proposicao de intervencao preventiva junto a familias.
Fonte:Torre babel(2):7-29set. 1995.
Resumo em português: Riscos ambientais fisicos e psicossociais tem sido considerados como a maior causa de mortalidade e inabilidade infantis. Nao obstante os altos custos sociais dessas injurias, nao tem havido um incremento proporcional de programas de natureza preventiva que objetivam a atenuacao ou solucao para tal questao. Neste artigo de divulgacao, sao discutidas conceituacoes, modelos e estrategias de promocao de programas preventivos a riscos na infancia, como referencia dentro da qual esforcos devem ser feitos com o proposito de aplicacao ao treino familiar, atraves do apoio de profissionais que atuam comunitariamente, em prevencao junto a familias.
Descritores DECS:CRIANCAS
MORTALIDADE INFANTIL
RISCOS AMBIENTAIS
 -CHILDREN
 INFANT MORTALITY
 ENVIRONMENTAL RISKS


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Id:2310
Autor:REZENDE, Dione de; TORRE, Angelia Dalla; FALASCHI, Maria Ester; BOLDO, Maristela Ap; HAYDU, Veronica B.
Título:Efeitos da punicao sobre a taxa de resposta de alternacao em esquema concorrente de reforcamento simetrico em universitarios.
Fonte:Torre babel(1):30-411994.
Resumo em português: Efeitos da punicao sobre a resposta de alternacao em esquema concorrente com densidade simetrica (iguais) de reforco em universitarios foram investigados. Um aparelho eletro-mecanico contendo duas chaves foi utilizado, o qual continha dois contadores que registravam o numero de reforcos e punicoes. Reforcos eram liberados (pontos ganhos) em esquemas de Razao Fixa (FR) simetrica quando a resposta de pressao em uma das chaves completava a razao programada para aquela chave. Resposta de mudanca ou alternacao de uma chave para outra sem completar a razao, reciclava a razao iniciada na chave preterida. Na fase 2 do experimento as respostas de alternacao foram seguidas por perda de pontos em FR 3. Observou-se que a taxa de resposta tendeu a ser distribuida de forma simetrica com aproximadamente 50 por cento para cada uma das chaves, mas foi assimetrica quando a punicao foi liberada intermitentemente para a resposta de alternacao. Os dados demonstram que a punicao determina a escolha dos estudantes por uma das fontes reforcadoras quando elas liberam a mesma densidade de reforco e reduz a frequencia das respostas de alternacao. Nao houve, no entanto, efeito da variacao da razao sobre as respostas de pressao a chave.
Descritores DECS:ANALISE COMPORTAMENTAL
ESTUDANTES DE GRADUACAO
PUNICAO
 -BEHAVIORAL ASSESSMENT
 GRADUATE STUDENTS
 PUNISHMENT


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Id:2309
Autor:COSTA, Carlos Eduardo.
Título:Por que estudar o comportamento animal em psicologia?.
Fonte:Torre babel(1):24-291994.
Descritores DECS:ETOLOGIA ANIMAL
DARWINISMO
COMPORTAMENTO
 -ANIMAL ETHOLOGY
 DARWINISM
 BEHAVIOR


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Id:2308
Autor:NASCIMENTO, Ari Bassi do.
Título:As relacoes entre a psicologia e a psicofarmacologia.
Fonte:Torre babel(1):20-231994.
Descritores DECS:PSICOFARMACOLOGIA
COMPORTAMENTO
TERAPIA POR DROGAS
PSICOLOGIA
 -PSYCHOPHARMACOLOGY
 BEHAVIOR
 DRUG THERAPY
 PSYCHOLOGY


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Id:2307
Autor:MACHADO, Ligia Maria de Castro Marcondes.
Título:Behaviorismo radical: uma visao do homem integral.
Fonte:Torre babel(1):11-191994.
Descritores DECS:HUMANO
BEHAVIORISMO
TERAPIA COGNITIVA
SKINNER (BURRHUS FREDERIC)
DUALISMO
 -HUMAN
 BEHAVIORISM
 COGNITIVE THERAPY
 SKINNER (BURRHUS FREDERIC)
 DUALISM


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Id:2306
Autor:SANT'ANNA, Rodolpho Carbonari.
Título:O psicologo e sua torre de babel.
Fonte:Torre babel(1):6-101994.
Descritores DECS:PSICOLOGOS
ANALISE COMPORTAMENTAL
DIALETO
 -PSYCHOLOGISTS
 BEHAVIORAL ASSESSMENT
 DIALECT



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